domingo, 13 de julho de 2014

O MORDOMO, SERVO FIEL

“Porque por Ele foram criadas todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra; quer visíveis, quer invisíveis, sejam tronos, domínios, principados, ou potestades; tudo foi criado por ele e para ele." Colossenses 1:16
A palavra “mordomia” define a relação entre o homem e Deus. O homem há de usar as dádivas confiadas por Deus para promover os interesses de Deus no mundo. Um mordomo é aquele a quem são confiados os bens de outros.
O termo grego “mordomo” significa “administrador da casa” (Lc 16:2)
Características distintas do mordomo cristão:
a) Aceita Cristo como o Senhor (Mt 6:33)
b) Reconhece que Deus é o legítimo dono de tudo (Sl 24:1, Dt 10:14) 
c) Esforça-se por descobrir o propósito de Deus para o uso adequado de cada bem que possua (Lc 12:42, 43). 
d) Segue os propósitos de Deus em toda a sua maneira de viver:
1. Reflete o controlo de Cristo na aquisição de bens;
2. Dá testemunho do seu amor a Cristo através do uso dos bens materiais (Rm 10:13, Mc 12:41-44).

O Mal da Filargyria:
O termo grego “filargyria” aparece em I Timóteo 6:10, onde a Bíblia nos ensina que o “amor ao dinheiro” é a raiz de todos os males. O verbo “fileo” conjugado neste termo significa amar com emoção, ter amizade por alguém. É justamente esta a doença que Jesus afirmou encontrar nos fariseus, dizendo que os que dela sofrem não podem servir a Deus (Lc 16:13, 14).
O Mal da Pleonexia:
Realmente, a avareza é igual à idolatria, não somente na sua expressão emocional, mas nos seus resultados. Onde existe avareza, não há lugar para o amor Agápe, para o amor de Deus, e a ausência do amor de Deus é a raiz de todos os males (leia Rom 13:8-10).

O Mordomo e o “seu” Corpo
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? I Coríntios 6:18 e 19
Que maravilhoso o corpo que o Senhor nos deu!
Os nossos olhos, por exemplo; quanta perfeição! Cada olho humano contém 107.000.000 de células. Destas, sete milhões são “cones”, sendo que cada uma delas encarregada de transmitir uma mensagem ao cérebro quando uns poucos fótons de luz as atravessarem. Os “cones” nos dão a plena percepção do aspecto das cores e, são eles, que no permitem distinguir mil nuances de cores. As outras cem milhões de células do olho são “bastões”, usadas especialmente na penumbra. Quando apenas os “bastonetes” estão a funcionar não vemos as cores (como numa noite de luar, quando tudo aparece indistintamente em sombras de cinza), mas podemos distinguir um espectro de luz tão amplo que a luz mais brilhante que percebo é um bilião de vezes mais brilhante do que a mais obscura.
E os nossos ouvidos, então! As frequências sonoras produzidas por uma orquestra fazem vibrar os meus tímpanos tão debilmente quanto um bilionésimo de centímetro (a distância de um décimo do diâmetro de um átomo de hidrogénio). Esta vibração é transmitida para o meu ouvido interno por três ossos familiarmente conhecidos como martelo, bigorna e estribo. Quando a frequência do dó médio do piano se faz ouvir, o pistão dos ossos do nosso ouvido interno vibra 256 vezes por segundo. Mais para dentro há pestanas individuais, comparáveis aos bastonetes e cones do olho, que transmitem mensagens sonoras específicas ao cérebro, que combina essas mensagens.

I. O corpo é um bem precioso que nos é confiado por Deus. Não é correto, portanto, lhe causar dano. Alguns exemplos de falta de mordomia do corpo:
a) A exposição do corpo à fadiga excessiva;
b) O esforço físico ou mental que penalize a vida;
c) A retaliação da saúde no trabalho pela ambição de lucro maior;
d) A prostituição; 
e) As relações sexuais fora do casamento;
f) Vícios (drogas, álcool, fumo, comida, remédios).

II. O mordomo cristão jamais aceitará participar de um trabalho que comprometa a saúde ou que reduza a qualidade de vida do seu próximo, ainda que esse trabalho seja o único disponível.

Pode um médico cristão praticar aborto? Ou diagnosticar operações cirúrgicas desnecessárias com fins lucrativos, ou ainda praticar atos cirúrgicos ou terapêuticos que coloquem a vida em risco desnecessariamente, com finalidade de lucro? Pode um cristão permitir que um veículo da sua propriedade circule sem condições de segurança, pondo em risco a vida dos usuários ou do público? O lucro de uma indústria justifica o derrame de ácidos, resíduos tóxicos ou elementos poluentes nos rios ou lagos? Deve um operário cristão trabalhar em funções de risco sem utilizar instrumentos de proteção?  

Sem comentários: