segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Mordomo e os ‘Seus’ Talentos

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. Mateus 25:15
José era um homem simples, varredor de uma rua numa grande cidade.  A sua rua era a mais limpa do bairro. Os moradores ficavam admirados com tanto zelo.  Um dia, uma senhora perguntou: “Sr. José, por que é que o Senhor varre a nossa rua tão bem? Não fica nem uma ponta de cigarro na calçada!” Ela falava olhando ao longo da calçada diante da sua casa. José soltou uma das mãos do varal da carroça, tirou o suado boné da cabeça num gesto de reverência, e respondeu: “Olhe, minha senhora, todos os dias, quando me levanto, eu peço a Deus que me ajude no meu trabalho. Porque eu sei como é importante o meu trabalho aqui, eu pergunto - Será que é hoje que Jesus vai voltar? Durante o dia eu peço que seja o dia de Jesus voltar.” E abrindo um largo sorriso com os olhos cheios de emoção em forma de lágrimas, José suspirou fundo e completou: “cada dia eu penso se o meu Jesus voltar hoje, e passar na minha rua, eu quero que Ele encontre a minha rua bem limpa para Ele passar”.  Quantas lições podemos tirar desta história!

I.         Os “talentos” são “dons naturais”.
a) alguns deles são inatos, têm a ver com herança genética. 
b) outros revelam-se com capacitação mental e física. 
c) todos têm talentos. 
d) são capacidades controladas por quem as têm. 
e) são usados para fins pessoais. 
f) o Deus que nos criou, na verdade, é o responsável pelos dons naturais que temos.
 
II.  Como tornar os “talentos”  em louvores a Deus:
a) Deixando que a vida seja conduzida pelo Espírito Santo (Leia Efésios 2:10). 
b) Fazendo todas as coisas como que “ao Senhor” (Leia Efésios 6:6-7 e Colos 3:17). 
c)  Preocupando-se em testemunhar de Cristo através do exercício dos talentos (Leia Filip 2:14 e 15).
Uma irmã de uma igreja (adventista) precisava ganhar o seu sustento com algum tipo de trabalho. Depois de orar decidiu cursar corte e costura, iniciando depois um negócio próprio na sua residência. Logo apareceram as clientes e aquela irmã continuava o seu trabalho. Um dia uma senhora com razoável poder aquisitivo fez uma encomenda desafiadora àquela irmã. Tratava-se de um vestido muito complicado, com tecido caro o que levou a costureira crente a orar a Deus pedindo auxílio. No dia da prova da roupa a cliente exigente surpreendeu-se com a qualidade da confecção. Confessou à costureira sua insegurança quando requereu aquele serviço e a sua satisfação ao ver o vestido tão bonito. Aquela irmã testemunhou então da sabedoria que buscara em Deus através da oração o que sensibilizou ainda mais aquela cliente. Este foi o primeiro passo para que aquela serva do Senhor transformasse o seu trabalho num braço missionário capaz de levar muitas almas a Jesus.
Quantas almas poderão ser levadas a Jesus se os seus talentos estiverem colocados à disposição do Senhor!      

Sem comentários: