quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Mordomo e o ‘seu’ Tempo

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5: 16 e 17
  O que costumamos fazer com o tempo?
  Pesquisadores do Comité para o Desenvolvimento Humano, da Universidade de Chicago, desenvolveram estudos neste sentido, recrutando um grupo de voluntários adultos, a fim de estudar como eles utilizavam o tempo e como se sentiam a respeito do que estavam a fazer. Os voluntários foram equipados com diários, para registarem as suas atividades durante uma semana. Também receberam bips, que funcionavam em determinados horários. Quando os voluntários eram xecados, eles deviam registar o que estavam a fazer naquele momento e como se sentiam.
Os pesquisadores não se surpreenderam ao descobrir que os voluntários passavam mais tempo vendo TV do que em qualquer outra atividade de lazer.  A surpresa veio ao descobrir que aquelas pessoas, enquanto viam TV, tendiam a sentir-se fracas, passivas, sonolentas, solitárias, desconcentradas e rejeitadas. Nenhuma outra atividade praticada por elas fazia com que se sentissem tão mal. Outros estudos têm sido realizados para determinar até que ponto o excesso de dependência da TV se relaciona com a depressão.
I. Uma simples verdade que temos dificuldade em admitir: ninguém tem mais tempo do que você! A questão fundamental é aprendermos a usar o tempo que temos de forma sábia. Em Lucas 10:41- 42 aprendemos com Jesus e Marta o que é mais prioritário:
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.  
II. Devemos utilizar o tempo que temos para operar o bem. (Leia Gálatas 6:9 e 10)
III. Precisamos aproveitar as oportunidades que Deus nos concede. A expressão “remir o tempo” tem este significado. (Leia Colossenses 4:5)
IV. O pecado da PROCRASTINAÇÃO. Você tem caído neste pecado? Um exemplo de como este pecado prejudica o povo de Deus está em Números 13:28ss.  Lembro-me de um desenho animado do Pica-Pau, que tinha um cartaz enfeitando uma sala com os seguintes dizeres: “Para que deixar para amanhã o que se pode fazer depois de amanhã?”.
V. Que tal fazer um inventário do seu tempo e, com sinceridade, reconhecer o quanto dele tem sido desperdiçado?

Reflexão: “Se o tempo que é mais que desperdiçado na tagarelice, na satisfação do orgulho e do apetite, fosse, com igual interesse, dedicado ao estudo da Bíblia, que animação seria dada às nossas Escolas Sabatinas! Mas, se os pais estão mais ansiosos em vestir os filhos à moda, que em lhes armazenar na mente as verdades da Palavra de Deus, os próprios filhos logo aprendem a considerar o vestuário e o ornamento de maior importância que as coisas que dizem respeito à sua salvação. ...”{CES 42.1}


“Assumi vossas responsabilidades e trabalhai para o tempo e a eternidade. Não deixeis passar nem um dia mais sem confessar a vossos filhos a vossa negligência. Dizei-lhes que pretendeis agora fazer a obra designada por Deus. Pedi-lhes que convosco lancem mão da reforma. Fazei esforços diligentes para remir o passado. Não permaneçais por mais tempo no estado da igreja de Laodicéia. Em nome do Senhor rogo a toda família que mostre suas verdadeiras cores. Reformai a igreja que está em vossa própria casa.”{CSa 429.2}

Sem comentários: