domingo, 28 de outubro de 2012

A MENTE DE CRISTO

(1Co 2.16)

O Apóstolo Paulo diz haver dois tipos de pessoas: as psychikói (naturais) e as pneumatikoi (espirituais). Está completamente fora das possibilidades do homem natural compreender o Espírito, pois só quem tem uma mente desperta para ouvir a voz da consciência. Pode ouvir Deus.
É através desse auscultador que Deus colocou na pessoa em formação no ventre materno que o Espírito toma posse da mente e torna a pessoa crente. Filipenses 2:5,13.
Paulo fez uma afirmação ousada: "nós temos a mente de Cristo", por essa razão, o homem espiritual não vê as coisas da perspectiva do mundo, mas do ponto de vista do Salvador.
Ø Que acontece, quando se tem a mente de Cristo?
TEMOS UM DESEJO MAIOR DE SER SANTIFICADOS
SABEMOS que há na salvação três estágios: a conversão ou justificação, a santificação e a glorificação.
ØNo primeiro caso, há perdão dos pecados passados e um desejo de santidade, de não ofender mais o sangue que nos purificou.
ØNo passo seguinte, perdão dos pecados presentes, é neste processo que há o crescimento, a pessoa caminha com Deus, torna-se intimo de Deus, tudo o que faz o faz com Deus.
ØNa glorificação, é a ressurreição, a transformação deste corpo de humilhação num corpo semelhante ao corpo de Cristo ressuscitado, não há mais pecado.
Neste processo da santificação, há e haverá sofrimento e dificuldades, mas há e haverá muitas bênçãos, sobretudo, em termos de conforto, consolação, paz, tranquilidade, segurança e calma, coragem para a vida, força para as lutas do dia-a-dia.
Na verdade o Novo Testamento ensina que o oposto do sofrer não é o não-sofrer: mas é receber consolação. Por isso, Jesus disse: Mateus 5:4 “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”
ü Certamente, no nosso desejo de maior santificação encontramos obstáculos: Um dos mais frequentes é a nossa tendência em fazer as coisas ao nosso jeito ou estilo próprio. A este sentimento podemos dar o nome que quisermos: os desejos da carne, pecado por habituação, o orgulho, o egoísmo, egocentrismo, “está na pele” dizem alguns..
Este nosso jeito de procurar a santificação afasta-nos dela: Isaías 53.6a resume muito bem: 'todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho". E isto não pode ser perdoado.
Tem que ser crucificado. Como foi dito por Paulo: " Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gál. 2.20)
Ou seja Paulo tinha aceite a expiação proporcionada pela morte de Cristo na Cruz. Não recorria mais aos métodos idealizados pelo homem para se justificar a si mesmo. Tinha morrido para algumas coisas, mas estava vivo para outras. “Cristo vive em mim” este era todo o segredo da mudança.
ü Outro obstáculo é a desobediência, tem origem na vontade não dominada. Submeter a vontade ao Espírito é imprescindível para uma vida de sucesso, mas é muito difícil, porque é sempre um processo doloroso, parece que não há anestesia para este processo, mas é a única forma de nos tornarmos filhos de Deus: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são os filhos de Deus." (Rom. 8.14).
ü Incredulidade é outra pedra no meio do caminho da santificação. Não me refiro a descrentes, mas a quem já professou a Jesus Cristo, quem se rendeu a Ele como Salvador. Quer dizer, sou crente em Jesus, confio que tem poder para me salvar, livrar do inferno, da morte eterna, mas não confio que me possa dar poder para viver?! " Sem fé é impossível agradar a Deus " (Heb. 11.6). Daí os constantes desafios à fé, e o pedido dos discípulos ao Senhor: " aumenta-nos a fé!"
O ANSEIO QUE O NOME E A GLÓRIA DO SENHOR SEJAM HONRADOS NA NOSSA VIDA.
Mesmo que isso signifique prejuízo, a oração do crente em Jesus Cristo será "Pai-nosso, santificado seja o Teu Nome", e acrescenta "seja qual for o preço a pagar". Quem tem esse sentimento vive para que Deus seja glorificado.
Para que isso aconteça, é preciso submeter-Lhe o controlo da nossa vida. Irmãos é minha convicção que uma das coisas que aprendemos mais depressa na vida cristã: é a mentir!
Mentimos no dia a dia, dizemos que confiamos em Deus, oramos e dizemos ao Senhor “confio em vós Senhor neste dia”, mas passamos os dias ansiosos, aflitos, alterados, mal-humorados, atribulados e culpados.
Mentimos quando cantamos "Quero ser um vaso de honra..." desde que não colida com o horário do jogo de futebol, da telenovela.
Mentimos quando cantamos na igreja: "Em mim vem habitar, ó vem Jesus..." cantamos mas evitamos a todo o custo que os colegas da escola, os companheiros do trabalho não vejam Cristo em nós;
Mentimos quando cantamos "Sonda-me, ó Deus, pois vês meu coração..." mas há sempre um lugar no nosso coração que seja só nosso e não queremos que Jesus lá entre.
Mentimos quando cantamos "São Teus ó Pai os Dízimos daquilo que nos dás..." mas muitos não trazem ao Senhor aquilo que é d´Ele, usamos, roubamos e aprendemos a fazer isso sem problemas.
Os exemplos de cantar uma coisa e viver outra são quase infinitos, no entanto, um crente com a mente purificada deseja que o Nome do Senhor seja enaltecido na sua vida em qualquer circunstância.
QUANDO SE TEM A MENTE DE CRISTO, TEM-SE IGUALMENTE O DESEJO DE VER TODAS AS COISAS DO PONTO DE VISTA DE DEUS.
Ou seja, tudo avaliamos pela balança de Deus, usamos a Sua escala de valores. Isso diz respeito ao que fazemos, ao que dizemos e, até, ao que pensamos, pois uma decisão impensada, palavras ou actos sem equilíbrio e ponderação terão consequências funestas.
Isso tem a ver com a importante e frequente pergunta, "Como saber a vontade de Deus?" A mente facilmente é afectada por outras vontades que não a de Deus.
üPor isso a Bíblia classifica a mente humana natural de psychikos, carnal (Col. 2.18), o que significa o estado natural do ser humano, que nesse plano não pode compreender as obras de Deus.
A mente natural é vaidosa (cf. Efésios. 4.17), ou seja, vazia (vaidade = vacuidade=estado vazio). Veja-se a história do rico sem juízo, o rico de mente vazia (Luc. 12.16-20). Gosta de péssimas companhias e usa palavras torpes.
Enquanto que a mente dominada pelo Espírito Santo é regenerada (cf. Ef 4.23; Rm 12.2), quer dizer gerada-outra-vez, refeita. Apesar do pecado, a graça de Deus agiu e purificou a mente porque as obras do diabo são destruídas (1Jo 3.8). A mente espiritual, purificada, é equipada por Deus:
Ler: "( Heb 8.10 )
Será que o Senhor já pôde fazer este pacto connosco, consigo irmão, contigo amado jovem?

CONCLUIR
Deixamos de receber a bênção por falta de as apreciar. Um pastor Americano contou uma experiência que um dia realizou uma cerimónia de casamento da filha de uma família abastada da igreja e no fim da cerimónia recebeu um presente: um par de luvas para o frio. Morava no Texas onde não há esse frio que exija o uso de luvas especiais. Por mais de um ano, não lhes deu uso, até que surgiu a primeira oportunidade para fazê-lo, foi calçá-las. O dedo não entrava porque a luva estava forrada. Tirou o papel que estava dentro de um dos dedos da luva e era uma nota de 100 dólares; e também no outro dedo, e no outro e nos cinco dedos daquela luva. E para maior surpresa, o mesmo aconteceu na outra mão, num total de $ 1,000.00 que ignorava nosso irmão que ali tivesse à sua disposição porque pensou que o presente era sem importância! Quem sabe muitos recebemos o convite de viver a vida cristão, mas não apreciamos o suficiente o convite?
É verdade: deixamos de receber as bênçãos celestes porque não as desejamos sinceramente, ardentemente. Ninguém se torna espiritual por si mesmo; somente o Espírito de Deus pode converter alguém numa pessoa espiritual, e a mente natural na mente de Jesus Cristo!

Sem comentários: