sábado, 8 de setembro de 2012

Sermão para Celebrar Casamento

Depois de casada, a esposa conservou em segredo uma caixa, e pediu ao esposo para nunca a abrir.

Um dia, depois da esposa sair para ir a um shopping, ele não suportando a curiosidade, abriu a caixa, e encontrou, para seu espanto, 3 ovos e 2 mil Euros.

Contou à esposa o que tinha feito e perguntou o porquê daqueles ovos.

Ela disse que cada vez que ele a entristecia, ela colocava um ovo na caixa.

Feliz da vida, ele exclama: "Mas eu sou um óptimo esposo, somente 3 erros em 1 ano de casado!"

E o dinheiro?

Ela respondeu: "cada vez que completa uma dúzia, vendo os ovos e guardo o dinheiro!".

Hoje vocês estão a entrar para uma instituição sagrada, mas por causa do pecado, com muitas dificuldades e desafios.

Vocês deverão aprender a sem desistir a melhorar com os erros um do outro.

Hoje gostaria de oferecer o princípio básico sobre como ter um casamento feliz.
O matrimónio foi concebido por Deus com três propósitos:

1. Realizar a felicidade do homem e da mulher e proporcionar companheirismo e ajuda mútua. “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idónea”. Gén.2.18.

2. Aumento da humanidade. “Deus os abençoou e disse: Frutificai e multiplicai-vos”. Gén 1.28.

3. O Terceiro motivo que levou Deus a instituir o casamento foi para impedir a Fornicação, a impureza ou a Prostituição. “Mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido”.1 Co.7.2

O que é necessário para um casamento dar certo?

1. Maturidade. Idade madura. Prudência. Muitos casamentos são destruídos por falta de prudência e maturidade. Contenção nas palavras.

2. Renuncias: para que um casamento dê certo é preciso renúncias. Mas geralmente os cônjuges exigem um do outro o máximo e dão o mínimo em troca.

Para que um casamento dê certo, Alexandra e Bruno, cada um deverá cumprir com determinados deveres. Vamos ver quais são estes deveres para o marido e para a mulher.

Deveres do Marido
1. O marido deve amar a sua esposa, isto é bíblico. “ Maridos amem as vossas mulheres…” Ef. 5.25.
(1) É através da atenção que damos a uma pessoa, que demonstramos o valor que ela possui.

2. Respeite os sonhos e as limitações de sua esposa
(1) Conheço muitas mulheres que abriram mão de seus sonhos para investir no marido.

3. Valoriza a companhia da tua esposa
(1) Separa momentos especiais.
2. O marido deve ser o provedor do lar. Apesar de na sociedade actual, onde a mulher tem muito mais liberdade, inclusive relacionado ao trabalho. É bom entender que a obrigação de sustentar o lar está sob a responsabilidade do marido.

3. O marido deve respeitar a esposa, afinal quando Deus fez a mulher Ele não a formou da cabeça do homem para que ela não exercesse domínio sobre ele, nem a fez de seus pés, para que não fosse pisada por ele, mas de seu lado para ser igual a ele, e de perto do seu coração para ser amada por ele.

Deveres da esposa.
1. Reconhece a sua autoridade
(1) A melhor maneira de honrar a seu marido, é permitindo que ele assuma o lugar que Deus lhe designou: o cabeça da esposa. Mas isso jamais o torna superior.

2. Aceita as diferenças
(1) Não te esforces em mudar o teu marido ou controlar a vida dele ou estar sempre a dizer o que é certo e o que é errado.
(2) Quando passamos muito tempo a pensar em como gostaríamos que o nosso cônjuge fosse, perdemos uma grande oportunidade de apreciar como ele é na realidade.

3. Sê uma auxiliadora
(1) Conforme o livro de Génesis, Deus criou Eva para ser uma auxiliadora idónea
1. Dever amar o teu marido

Dever cumprir o mandamento bíblico que diz:” E cada esposa deve respeitar a seu marido”. Ef.5.33b.


O perdão: a mulher que foi ter com o pastor com um punhado de areia molhada: “isto sãos os meus pecados”…o monte e a onda.

VOTO MATRIMONIAL

1. Noivo:

Diante de Deus e na presença destas testemunhas, aceitas a Alexandra, como tua legítima esposa, para juntos viverem conforme as ordens de Deus no santo estado do matrimónio? É teu compromisso amar, confortar, honrar e proteger, na doença e na saúde, na prosperidade e na adversidade; e, renunciando a todas as outras conservar-te somente para ela, enquanto ambos viverem?

2. Noiva:

Diante de Deus e na presença destas testemunhas, aceitas o Bruno, como teu legítimo marido, para juntos viverem conforme as ordens de Deus no santo estado do matrimónio? Prometes amar, confortar, honrar e proteger, na doença e na saúde, na prosperidade e na adversidade; e, renunciando a todas os outros conservar-te somente para ele, enquanto ambos viverem?”

Havendo ambos feitos perante Deus e diante destas testemunhas mutuas promessas de afecto e de fidelidade, eu como ministro do evangelho e pela autoridade que a igreja adventista me confere em harmonia com a cerimónia civil já realizada, eu vos declaro marido e mulher. O que Deus uniu, ninguém tem o direito de separar.

ORAÇÃO - (BÊNÇÃO)

1. Ênfase da oração:
• Para que a união seja uma bênção para os cônjuges, para a família, para a igreja e todos que entrarem em contato com eles.
• Que o homem seja um esposo amoroso.
• Que a mulher seja a esposa virtuosa.
• Que o lar seja um local onde os anjos vivam constantemente.
• Que Deus esteja em primeiro lugar em todas as decisões.
• Pedir que Deus abençoe todos os casais presentes.

MUSICA

ALIANÇAS

BEIJO

ASSINATURAS

SAÍDA DOS NOIVOS.

Sem comentários: