sexta-feira, 9 de março de 2012

JOÃO BATISTA

Alguma vez você seguiu o caminho cristão mesmo sob forte ameaça de morte? Será que estaríamos prontos para a condenação, por sermos cristãos e seguirmos firmemente o nosso caminho? Será que quando as coisas ficarem mais difíceis e o mundo instituir pena aos cristãos você ficará firme nos caminhos de Jesus?

Não temos muito conhecimento ou tantas informações sobre a importante figura de João Batista. A Bíblia relata em poucas palavras a jornada deste homem de Deus, Evangelista por natureza.
Hoje nós conhecemos algumas pessoas que lutaram pelo que criam. Joana D’Arc é uma dessas pessoas. Lutou e morreu crendo em algo, mesmo quando as pessoas ao seu redor, que se sentiram ameaçadas, destruíram a sua vida, crendo que ela seria um problema.
Acreditavam alguns que ela não via nada do que imaginava. Não via a Cristo e muito menos era cristã. Alguns, com medo de sua influência a consideraram como bruxa. Morreu em uma época triste e é relembrada até hoje, por livros e filmes.
Martin Luter King foi um exemplo de guerreiro da virtude. Pregava a liberdade e igualdade entre os homens. Sonhava com um mundo onde a paz reinaria.
Acreditou que poderia passar, pelo menos a alguns, o verdadeiro significado do viver, mesmo existindo intrigas e rebeliões ao seu redor. Seu sonho de um mundo pacífico não morreu com ele após seu assassinato, pois sua história é relembrada e tida como a história de um revolucionário do bem.
Mais próximo de nós temos Tiradentes. Ele é um marco da liberdade e do sonho. Foi o líder da Inconfidência Mineira. Apesar de morrer e ser esquartejado trouxe ao Brasil a vitória e a liberdade. Também é um marco histórico na vida de nosso país.
O mundo está repleto de histórias e ficções de heróis que se tornaram marcos na vida humana e pontos de referência ao mundo. Quando se pensa em liberdade, lembra-se de alguém; Quando se pensa em conquistas, pensa-se em outro alguém. Mas e quando se pensa em vitória cristã e na pregação? E quando se pensa em morrer sabendo que o Deus do Universo usou-o para batizar Seu Filho?
Pensa-se na figura de João, conhecido como o Batista. Ele era um grande evangelista. Sua missão era preparar o caminho para o povo receber Jesus, o Filho de Deus, e em seus sermões convertia multidões.
O próprio Cristo referiu-se a João como um marco da história. “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista”. Mateus 11:11
Para ser referencia do próprio Cristo, o Filho do Altíssimo, deveria ser um grande homem. Provavelmente o maior até os dias de hoje.
João era muito mais do que um profeta. “Pois ao passo que os profetas haviam visto de longe o advento de Cristo, a João foi dado contemplá-Lo, ouvir do Céu o testemunho de Sua messianidade, e apresentá-Lo a Israel como o enviado de Deus” O Desejado de Todas as Nações, pág 200.

Além de ser primo real de Jesus, foi ele quem batizou Jesus e do céu, João ouviu as palavras do próprio Deus dizendo: “Este é o meu filho amado em quem tenho prazer”.
Este era João, homem de Deus. João “Era a luz menor, que havia de ser seguida por outra maior”, Jesus Cristo. O Desejado de Todas as Nações, pág. 201.
Mas a vida dele não foi apenas uma vida de pregação ou uma vida simples, em meio à natureza, se alimentando de gafanhotos e mel silvestre. Sua vida teve algumas provações que muitos de nós temos.
O Rei Herodes Antipas, governante supremo, só era dominado por César, mas tinha contato com a pregação de João Batista. Ouvia a pregação de João e sabia que ele era um profeta de Deus. Quando João o chamou ao arrependimento, tremeu perante o profeta.
João mostrava-lhe que a aliança com Herodias, a mulher de seu irmão, era má. Como poderia um irmão ficar com a mulher de outro irmão? João não temia o mundo e sua natureza, por isso procedeu de forma fiel, buscando o arrependimento de Herodes tentando leva-lo a aceitar Jesus Cristo.
“Por algum tempo Herodes procurou francamente quebrar a cadeia de concupiscência que o ligava; mas Herodias prendeu-o mais firmemente em suas redes, e tomou vingança do Batista induzindo Herodes a lança-lo na prisão”, O Desejado de Todas as Nações, pág. 194.
João foi aprisionado. Era prisioneiro por sua lealdade à verdade e a Cristo, a quem servia. Apesar de não conhecer e compreender a natureza do reino de Cristo, um reino vindouro e real, cria em Cristo e Suas palavras.
Herodias não suportava ver aquele profeta querer desfazer os laços que os mantinha juntos. Era plano de Herodes soltar João, pois sabia e temia o profeta de Deus. Sabia que ali não prevaleceria.
João, mesmo estando preso, continuava a lutar contra o mal de Herodes, buscando o seu arrependimento. Em uma noite de festa, o profeta de Deus teve seu destino traçado pelas mãos de Herodias.
Ela planejou o golpe que acabaria de vez com o profeta que tentava abrir os olhos de Herodes. Pôs sua filha a dançar perante o poderoso Herodes. Salomé era bela, e conseguiu seduzir Herodes, que em um momento de estupidez, prometeu o que ela quisesse, até se pedisse a metade de seu reino, ele daria.
Herodes mal sabia o que fazia. Herodias chamou sua filha e lhe disse para trazer a cabeça de João em uma bandeja. Salomé foi até Herodes e declarou o desejo, e este, por motivos de honra, mesmo sem querer foi obrigado a matar João, o profeta do Altíssimo.
Assim ocorreu a morte de João, o Batista. João imaginava o que poderia acontecer com ele enquanto estivesse na prisão. Mesmo assim, não temeu a morte, pois confiava em Deus, e conhecia o seu filho, Jesus.
Você seria capaz de enfrentar a nobreza por causa de Jesus? Você seria capaz de lutar contra o mundo, mesmo sabendo que o mundo voltar-se-ia em peso contra você?
Não é preciso mais do que uma simples postura para se tornar um herói. Você não precisa morrer, mas tão somente entregar a sua vida a Jesus, e dizer ao mundo a sua opinião: Eu sou Cristão e não abro mão.
Siga o exemplo de João, o Batista, e viva por Cristo nesta terra, pois ao final você receberá o galardão e a vida eterna. Seja um herói hoje mesmo. Um herói de Cristo.

Sem comentários: