terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUEM VERÁ O SENHOR?

Alguma vez no seu coração teve dúvidas sobre quem vai para o céu? Qual é o preparação necessária para aqueles que aguardam a vinda de Jesus para vê-Lo face a face?
A Bíblia afirma que “quem crer e for baptizado será salvo”(Marcos 16:16). Será que crer muda a vida de uma pessoa? Ou continuamos a agir da mesma maneira que agíamos enquanto não críamos? Será que crer em Jesus acarreta mudança de hábitos?
Jesus é o nosso exemplo. Deus deu-nos uma definição de santidade que Ele requer daqueles que são Seus filhos. E é através de Jesus, que veio mostrar-nos a natureza da santidade, que Deus requer da humanidade.
Jesus trouxe à esfera humana uma vida sem mancha, e deu-nos o exemplo de um viver santo.
O nosso comportamento revela o que somos por dentro. É certo que comportamento não salva. Moralismo e religião também não salvam. Embora a nossa maneira de ser e o nosso procedimento não nos recomendem à salvação, a nossa forma de viver diz se estamos a ser santificados ou não. Na verdade o que fazemos fala muito mais alto do que a nossa própria voz.
No livro de Gálatas 5:22,23 nós lemos sobre o comportamento que temos quando somos cheios do Espírito de Deus. A Bíblia diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”
E um dos frutos do Espírito Santo, ou uma parte do Fruto do Espírito é o domínio próprio. Não é algo do ser humano, é uma dádiva de Deus. E esta dádiva é-nos concedida através da comunhão e relacionamento com Deus.
Para quem acha que são nove os frutos do Espírito, conforme Gálatas 5:22, então domínio próprio é um dos frutos.
Para aqueles que entendem que o texto está a referir o que é a consequencia da accção do Espirito Santo na vida do crente; o fruto (singular de Gálatas 5:22), dá claramente a entender que este fruto produz na vida da quela que possui ou que é conduzido pelo Espírito Santo: nove qualidades, ou nove características, então o domínio próprio é uma qualidade ou uma característica.
O que é domínio próprio? Respondendo com uma frase curta: Domínio próprio é o controlo de si mesmo. Domínio próprio é o controlo do homem, que só pode ser exercido sob o poder de Deus, porque domínio próprio é uma dádiva do Espírito Santo.
Porém, podemos questionar. O que é que devo dominar? Onde está o meu excesso?
Somos tentados de diversas maneiras. Cada um tem seu ponto fraco. Alguns precisam ter domínio sobre o apetite. Por exemplo, Satanás tentou Jesus, quando Ele foi 40 dias jejuar em oração para o deserto.
Assim como ele tentou a Jesus, a grande arma de Satanás é aproximar-se dos homens com as suas esmagadoras tentações para condescendência com o apetite.
Satanás conhece o seu próprio poder para vencer o homem neste ponto. A transigência com o apetite foi a base para os pecados que levaram cidades inteiras a serem apagadas da face da Terra.
Ter uma vida saudável requer a abstinência do álcool, do fumo, de não comer carnes imundas e, na medida do possível abster-se completamente de alimentos gordurosos.
Ter domínio sobre o apetite é abster-se completamente do que é prejudicial, e usar com moderação o que é bom.
Outras pessoas precisam dominar os seus impulsos e reacções. Os nossos impulsos e reacções têm a ver com o nosso comportamento. E o comportamento está ligado às nossas tendências quer sejam elas herdadas ou cultivadas, no dia a dia.
A verdade é que todos nós temos razões de sobra para sermos o que somos. Além de nossas dificuldades próprias, o dia a dia deixa-nos tensos e nervosos.
O que sentimos é que a humanidade está cada vez mais agitada, mais impulsiva e menos paciente. Como resultado, há mais nervosismo, mais discussões e perda do domínio próprio.
Porém o domínio próprio é fundamental na vida. É o que faz a diferença entre o vitorioso e o derrotado.
O vitorioso sabe dominar, o homem comum não sabe. Em Provérbios 16:32, lemos: “...é melhor saber se controlar do que conquistar uma cidade.” BLH.
Martinho Lutero uma vez disse: “Não podemos impedir que as andorinhas voem por sobre nossa cabeça, mas podemos impedir que façam ninho na nossa cabeça.”
Vez por outra pensamentos incorrectos assaltam a nossa mente, e muitos alimentam tais pensamentos. Antes de qualquer acção pecaminosa, está o pensamento pecaminoso.
Se quisermos podemos levar os nossos pensamentos em sujeição ao Senhor, que nos dará o poder para viver uma vida de conformidade com a Sua vontade.
Caso não cuidemos dos pensamentos, eles se transformarão em palavras e acções. Isto porque segundo a Palavra de Deus, “a boca fala do que está cheio o coração”; “pelos seus frutos os conhecereis”.
É possível ter domínio próprio? Como consegui-lo? O homem por sua própria força não pode dominar o seu espírito.
Somente Cristo poderá conseguir o domínio próprio. É Cristo que pode conduzir os pensamentos e palavras em sujeição à vontade de Deus.
Não há nenhuma arte mágica para se ter domínio próprio, a única possibilidade é Jesus Cristo. Se mantivermos com Ele vívida comunhão, o nosso carácter será transformado na semelhança do Seu carácter.
Por isso podemos cristalizar na nossa mente o seguinte: “Não chega estar na presença de Jesus, é preciso comungar com Ele”.
Entregue a sua vida a Jesus e permita que Ele o transforme e cumpra na sua vid o Seu querer.
Coloque hoje mesmo a sua vontade nas mãos de Jesus e então você terá bem claro na sua mente o querer de Deus e sentir como Ele está ansioso para o abraçar e abençoar.

Sem comentários: