quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

1. Moisés ora, intercedendo por seu povo, na luta contra os amalequitas. Êxodo 17:10-13.
Quando o povo de Deus, caminha pelo deserto e se dirigia para o Monte Sinai, repentinamente os guerreiros amalequitas saíram do deserto e atacaram a retaguarda da enorme caravana do povo de Deus. Os hebreus tinham poucas armas e nenhuma experiência de guerra. Moisés, depois de um breve planeamento, subiu ao cume de um morro vizinho e levantou os seus braços em oração, enquanto Josué e as suas tropas saiam para enfrentar o inimigo. Rapidamente os amalequitas retrocederam em retirada. Mas pelo cansaço, Moisés baixou os braços. Imediatamente, foram os hebreus que saíram em retirada.
Arão e Hur tinham acompanhado Moisés ao monte para orar. Quando notaram a diferença que fazia a oração de Moisés, aproximaram-se dele e sustentaram os braços de Moisés ao alto para que pudesse continuar a em oração. A oração fez uma grande diferença!
2. H. M. S. Richards disse:
“A oração é a crença cristã de que mais se fala, mas a que menos se pratica”.
Uma sondagem deu o seguinte resultado: “Em média o cristão passa somente 3 minutos por dia em oração, e o pastor em média 7 minutos.
3. Podemos obter duas conclusões bem definidas da experiência de Moisés.
3.1 Que quando Deus opera, pode conseguir-se mais num momento, do que podemos alcançar a trabalhar uma vida inteira. Alguém disse o seguinte:
“Depende do talento, e obterás o que o talento pode fazer. Depende da educação, e obterás o que a educação pode conseguir. Depende da organização, e obterás o que a organização pode fazer. Ora, ora fervorosa e constantemente, e obterás o que Deus pode fazer.”
Josué e os seus soldados fizeram tudo o que podiam. Assim, deveríamos fazê-lo também. Acaso não teria sido ridículo que Josué e o seu pequeno exército abandonassem o campo de batalha com esta derrota só porque não tinha havido ninguém para orar? Ou pior ainda com o sentimento: “Tudo depende de Moisés e de Deus”. Esta experiência de Êxodo 17 ensina-nos que os milagres ocorrem quando se combinam o poder divino com o esforço humano.
Educação - Os estudantes universitários procuram os títulos como uma importância máxima. Mas, as melhores qualificações não são as que nos proporcionam as maiores vitórias.
As riqueza - Se a Igreja tivesse milhões de dólares de reserva, talvez isso não aumentasse o número de pessoas convertidas a Cristo, a menos que estivéssemos a orar fervorosamente.
O favor dos Homens – Os políticos procuram estes favores. Os executivos das empresas o fazem tudo para o conseguir. Alguns administradores da igreja dizem: “Se somente pudéssemos tê-lo!”
Tanto para Igreja como para o cristão individual, as vitórias obtém-se na câmara secreta de audiência com Deus.
4. Lucas, quando menciona a história do crescimento da Igreja, menciona sempre o tema da oração.
O crescimento notável da Igreja primitiva, não foi devido à organização, aos planos bem traçados, ou ao testemunho, foi por causa das orações de fé.

Sem comentários: