quinta-feira, 8 de abril de 2010

A BÍBLIA É A PALAVRA TRANSPARENTE DE DEUS

Há alguns anos a nação brasileira ficou horrorizada com um incêndio de grandes proporções no Edifício Joelma, no centro de São Paulo. Parecia impossível apagar aquele incêndio. As escadas magirus dos bombeiros não alcançavam a todos os andares, e as pessoas, nos inúmeros escritórios e empresas, começaram a se desesperar.
A fumaça rapidamente asfixiava as vítimas, que tentavam respirar junto às janelas e acenar com tremendos gritos por socorro. Quando as chamas avançavam, os flagelados não escutavam as vozes que recomendavam calma, e desatinadamente começaram a saltar de grandes alturas para a morte.
Dramas de desespero e dor aconteciam dentro e fora do Joelma onde parentes e curiosos assistiam a uma das maiores tragédias. Com intensa dificuldade os que estavam nos últimos andares, chegaram ao heliponto onde o resgate ficava cada vez mais difícil pelo calor da laje e pelos ventos que direccionavam afoitamente as chamas para todos os lados. Muitos morreram exactamente no momento em que procuravam o escape.
Milhões hoje estão também à procura do escape para os seus dilemas, os seus problemas, e sua dor. Paradoxalmente nesta época de avanços científicos, e apesar do apoio que a psicologia e a psiquiatria procuram oferecer, aumentam os desajustes, os traumas, a solidão e o desespero. A resistência humana e a capacidade de superar as dificuldades, tudo é posto à prova.
Sem falar no desemprego e na onda de crises financeiras que desestabilizam todo o mundo. As pessoas estão à procura de uma verdade, um caminho que lhes dê sentido à vida e um pouco de paz para sobreviver. Os próprios governos em várias regiões da Terra desejariam acalmar essa avalanche de inquietação social e impedir as explosões de insatisfação e violência, mas se sentem quase incapazes.
Parece que os problemas vão além do simples espaço físico para se instalarem dentro do próprio coração. As multidões estão com a mente e o coração carentes de uma luz maior, uma bússola que possa dar-lhes uma direcção. Não sabem para onde estão indo, e que caminho estão seguindo.
Mas estão à procura de uma saída. Desvairados, correm atrás de panaceias como a bebida alcoólica e as drogas. Mascaram suas realidades nos 3 dias do carnaval, para outra vez se descobrirem insatisfeitos, desiludidos com os seus problemas não resolvidos e até agravados.
É possível que vocês já viram um adesivo colado no vidro dos automóveis que diz: “Não me sigam, que estou perdido”. Isso dá uma ideia da insegurança das pessoas. Como disse o psicólogo Carl Jung:
“O ser humano é um enigma para si mesmo.”
Mas o nosso Pai Celestial não deseja que Seus filhos fiquem perdidos por aí, sem um roteiro seguro. Ele quer guardar você das dúvidas que assaltam a sua mente. Ele não quer que você caminhe na escuridão, passando por perigos na noite desse mundo.
Ele deixou um roteiro, um mapa para lhe indicar o caminho e dar sentido à sua vida. O rei e patriarca Davi assim escreveu no lindo e inspirado no livro de Salmos:
“Lâmpada para meus pés, é Tua Palavra e
Luz para o meu caminho.” - Salmo 119:105
É essencial, entretanto, que as pessoas estudem com atenção para perceberem o verdadeiro sentido da Bíblia, comparando o texto que estão lendo, com outros textos, para não darem suas próprias interpretações aos Escritos Sagrados, como advertiu o Senhor no livro de Mateus:
“Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”
Mateus 22:29
É fundamental pedir a assistência divina quando vamos abrir a Santa Bíblia. No livro de Salmos 119:18 está escrito:
“Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei.” Salmo 119:18
Essa é uma coisa que o Senhor aprecia muito fazer.
“Então lhes abriu o entendimento para compreenderem
as Escrituras.” - Lucas 24:45
“Derramarei o Meu Espírito e vos farei saber as
minhas palavras.” - Provérbios 1:23
Mencionamos há pouco a importância de comparar o que o Espírito Santo disse em um texto, com o que Ele declarou em outro texto sobre o mesmo assunto. Dessa forma um verso se torna a chave para desvendar o sentido de outro verso ou conjunto de versos.
Por exemplo: Em Lucas 21 encontramos pessoas perguntando a Jesus sobre o templo de Jerusalém e o fim do mundo. Mateus 24 afirma que essas pessoas que perguntaram eram os apóstolos do Senhor.
E através de Marcos 13, no verso 3 descobrimos que os apóstolos que perguntaram foram Pedro, Tiago, João e André.
Comparar um texto com o outro é uma regra básica ao se estudar a Bíblia.
Uma das razões porque há tantas doutrinas discordantes em diferentes igrejas, é que essa regra geral não está sendo respeitada, e o diapasão de todo o Livro de Deus não está sendo ouvido.
Embora algumas profecias ou exortações fossem dadas a um grupo de pessoas em circunstâncias específicas, e com uma aplicação a um singular evento, podemos com certeza receber delas a edificação espiritual em todas as épocas.
“Porque tudo o que dantes foi escrito,
para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência
e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”
Romanos 15:4
Um dos factores importantes para a pessoa compreender as Escrituras é praticar os seus ensinos.
“Se alguém quiser fazer a vontade dele,
conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus
ou se falo por mim mesmo.” - João 7:17
Amigo, aquele que não deseja obedecer a verdade, nunca poderá entende-la. Quando andamos de acordo com a luz que recebemos de Deus, através de Sua Palavra, mais e mais seremos iluminados nesse conhecimento. Por que revelaria Deus mais belezas da Sua Palavra àqueles que não estão dispostos a segui-la?
Um ateu perguntou a uma humilde senhora cristã: A senhora leu a Bíblia hoje? Li, sim senhor? Pode me citar alguma lição que aprendeu? A senhora pensou um pouco e não conseguiu se lembrar de nada. Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se você não aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? Não, já está seca. Pois é, disse a lavadeira. Eu lavei com água, a água secou, mas a roupa ficou limpa. Eu também li a Palavra de Deus. Já não me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa.
Devemos entender que as Santas Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, são a revelação de Jesus Cristo. A Sua santa face nos olha e nos lê, a partir dessas páginas sagradas. Ele é o nosso Redentor e Rei vindouro, capaz de salvar a todos os que se achegam por Ele ao Pai (Hebreus 7:25). Entender isso é a maior de todas as alegrias.
Agora, meu filho, pegue a sua Bíblia e comece a ler com amor e devoção. E sentirá uma Presença Gloriosa acompanhando você e trazendo vida, saúde e as bênçãos da paz. Compreender a Bíblia é conhecer pessoalmente o seu Autor. E, com certeza, Ele iluminará não apenas a sua mente, mas também os seus caminhos.

Texto: Pastor Neumoel Stina

Sem comentários: