terça-feira, 16 de março de 2010

A VIDA ETERNA

Introdução: A renovação da águia
"A águia é a ave que possui a maior longevidade de espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já não é tão fácil.
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação, que irá durar cerca de 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, a águia passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para então viver mais 30 anos".
Haverá algum processo pelo qual possamos passar por uma renovação e viver para sempre com órgãos novos?
1.Que preciosa promessa faz Deus aos seus filhos?“ E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” 1ª João 2:25
Nota: Esta é a promessa, numa mensagem anterior (1:5) há uma expressão semelhante. Primeiro dá-se a segurança da promessa, e posteriormente se dá a promessa. A promessa é feita por “Ele”, por Cristo, mediante quem se fazem e se cumprem todas as promessas de Deus (2ª Cor. 1:20). Algumas das promessas referentes à vida eterna encontram-se nos Evangelhos (Mat. 5:1-12; João 3:15-17; 6:47; etc.).
2.Como alcançar a vida eterna?“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
3.Quem tem a vida eterna?“ E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.” 1ª João 5:11
Nota: “O testemunho”, o testemunho consiste na dádiva divina da vida eterna mediante a Pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Esta dádiva é a mais eficaz de todos os testemunhos da verdade de Deus. É um feito histórico Jesus incarnou, o crente recebe na conversão o testemunho da oferta de Deus, ou então, não passou pela conversão. Conversão é possível só por Jesus (João 14:6).
“Mas "Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. Oh, que mistério da redenção! O amor de Deus por um mundo que O não amou! Quem pode conhecer as profundidades daquele amor que "excede todo o entendimento?" Durante séculos eternos, mentes imortais, procurando entender o mistério daquele amor incompreensível, maravilhar-se-ão e adorarão.
Deus ia ser manifesto em Cristo, "reconciliando consigo o mundo". II Cor. 5:19. O homem se tornara tão degradado pelo pecado que lhe era impossível, por si mesmo, andar em harmonia com Aquele cuja natureza é pureza e bondade...
O plano pelo qual poderia unicamente conseguir-se a salvação do homem, abrangia o Céu todo em seu infinito sacrifício. Os anjos não puderam regozijar-se ao desvendar-lhes Cristo o plano da redenção; pois viram que a salvação do homem deveria custar a indizível mágoa de seu amado Comandante. Com pesar e admiração escutaram Suas palavras ao contar-lhes Ele como deveria descer da pureza e paz do Céu, de sua alegria, glória e vida imortal, e vir em contacto com a degradação da Terra, para suportar suas tristezas, ignomínia e morte. Ele deveria ficar entre o pecador e a pena do pecado; poucos, todavia, O receberiam como o Filho de Deus. Deixaria Sua elevada posição como a Majestade do Céu, apareceria na Terra e humilhar-Se-ia como um homem, e, pela Sua própria experiência, familiarizar-Se-ia com as tristezas e tentações que o homem teria de enfrentar. Tudo isto seria necessário a fim de que Ele pudesse socorrer os que fossem tentados. Heb. 2:18. Quando Sua missão como ensinador estivesse terminada, deveria ser entregue nas mãos de homens ímpios, e ser submetido a todo insulto e tortura que Satanás os poderia inspirar a infligir. Deveria morrer a mais cruel das mortes, suspenso entre o céu e a Terra como um pecador criminoso. Deveria passar longas horas de agonia tão terrível que anjos não poderiam olhar para isso, mas velariam o rosto para não verem aquele quadro. Deveria suportar aflição de alma, a ocultação da face do Pai, enquanto a culpa da transgressão - o peso dos pecados do mundo inteiro - estivessem sobre Ele.
Os anjos prostraram-se aos pés de Seu Comandante, e ofereceram-se para serem sacrifício para o homem. Mas a vida de um anjo não poderia pagar a dívida; apenas Aquele que criara o homem tinha poder para o redimir. Contudo, deveriam os anjos ter uma parte a desempenhar no plano da redenção.” Patriarcas e Profetas, p. 64
4.Porque razão depois do pecado o homem foi afastado da árvore da vida?
“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” Génesis 3:22.
Nota: Depois que o homem pecou foi necessário evitar que o homem voltasse a comer do fruto da árvore da vida, para não se converter numa pessoa imortal. Pelo pecado o homem ficou sob o poder da morte. O fruto que produzia a imortalidade agora só poderia provocar dano. A continuar a comer produziria o dano de um pecador condenado à morte, viver uma estranha vida, não uma vida tal como Deus a tinha concebido. Negar ao homem o acesso a esta árvore da vida, foi um acto da misericórdia de Deus, talvez não apreciado por Adão naquele tempo, mas pelo qual ficaria agradecido o mundo futuro.
Ao participar nos emblemas do sacrifício de Cristo, temos o privilégio de comer pela fé do fruto daquela árvore, e de perspectivar a promessa de comer da árvore da vida (Ap. 22:2,14) com todos os redimidos no Paraíso de Deus.
5.Que prometeu Cristo ao vencedor?“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
6.A que é comparada a vida dos redimidos?“Porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos, gozarão das obras das suas mãos.” Isaías 65:22
Nota: Compreendeu agora porque razão os dias do povo de Deus são comparados aos dias da árvore?
Se estão no Paraíso que árvore será essa?
7.Quando será concedida aos santos a imortalidade?“Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1ª Coríntios 15:51-53.
Nota: Ao aceitar a Cristo o crente recebe “a vida eterna, que estava com o Pai,” e essa vida eterna ele retém enquanto Cristo habitar no seu coração pela fé. Esse maravilhoso dom poderá ser perdido se deixarem de manter a fé que se apossa de Cristo. Por ocasião da ressurreição, é conferida a imortalidade aos que tenham dormido em Cristo, tornando-se assim a posse da vida eterna um acontecimento permanente.
Atitude de perdão
No livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, o personagem central é acusado injustamente por três falsos amigos. Por causa disso é atirado na masmorra no dia do seu casamento. Ali fica durante doze anos. Perde a esposa, a juventude, os bens, tudo. Quando finalmente consegue fugir da prisão, dedica sua vida a vingar-se de seus detractores. Vai atrás de um por um e consegue arruinar a vida de todos. No final da história, apesar de concluir sua vingança, ele descobre que com aquilo não conseguia aliviar as dores do seu coração. Tornara-se uma pessoa amarga e infeliz. Arruinara a vida de seus inimigos, mas não pudera impedir que eles destruíssem a sua. Existe uma outra alternativa possível diante das feridas do coração: é a atitude do perdão.

Sem comentários: