terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A VIDA SEM CRISTO UMA SINFONIA INCABADA

Int. Romanos 6:23
Porque o salário (a paga) do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

“Paga” (opsonion). Esta não é a palavra comum no N.T., para “pagamento”, “salário”, “recompensa”, a qual é (misthós).
Opsonion – deriva de uma palavra que significa “alimento cozido”, especialmente carne. Ração que se dava aos soldados.
Mais tarde usou-se para “Salário”. É possível, que o apóstolo Paulo estivesse a fazer referência ao símbolo do serviço militar (Romanos 6:13).

“Morte” O pecado paga aos seus escravos exactamente o que eles ganharam. “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). A morte contrasta com a vida eterna, por tanto Paulo refere-se em particular à morte eterna, ou “segunda morte” (Apocalipse 20:6,14-15).

“em Cristo Jesus” (ver Romanos 6:11). Cristo é a “ressurreição e a vida” (João 11:25); é o autor da vida, o que dá a vida eterna a todos os que têm fé n´Ele. A dádiva de Deus da vida eterna que Deus concede por Cristo, a vida que está em Cristo, e que só se pode receber por meio da união com aquele que é a nossa “vida” (Col. 3:4).

1- SEM CRISTO A NOSSA VIDA É UMA SINFONIA INCABADA.
Em 1797, nasceu num bairro pobre da cidade de Viena uma criança a quem deram o nome de Franz. Pai era professor e músico. O filho Franz era o mais velho, devia ser professor como o pai.
Caderno de linha quadriculares era preenchido de notas de música em vez de algarismos.
Colégio interno. Mãe doente. Morre. Franz é proibido de vir ao funeral.
Um professor infeliz, uma paixão: A música!
Escreveu 9 Sinfonias, músicas para quartetos, violino e violão. Numerosas missas. Mais de 600 obras.
Morreu com 31 anos.
Sabem de quem estou a falar? Franz Shubert.
A obra mais famosa é a 9ª Sinfonia, é conhecida como a Sinfonia Inacabada. Não tem 4 andamentos, tem 2 andamentos. É, dizem os músicos: “Um sufoco tocar esta sinfonia”. Quando se acaba o 2º movimento, o musico prepara-se para entrar no 3º, mas não existe, a obra é inacabada. Acaba!
Parece que Franz fez de propósito é a sua auto-biografia. É a sua vida…

2- Há 2.000 anos, um Jovem tinha um futuro promissor, era um Pregador, nunca houve outro igual. Tinha a amabilidade de amar os desgarrados, os frustrados, os doentes. Tinha o dom de curar a alma e o corpo, mais ainda de curar o espírito.
Muitos pensaram que Ele tinha um futuro como Rei.
Um dia, é traído, preso, julgado, condenado a levar uma cruz até à montanha e a ser crucificado nela.
Um futuro tão promissor!
Uma pessoa única!
Acaba assim!
Parece que os melhores acabam, assim!
Só que antes de morrer Ele bradou uma frase. Há quem pense que nunca antes ninguém bradou como Ele: João 19:30.
Afinal, a sua morte não foi acidental, era o preço a pagar.

3- A SUA VIDA COMPLETA TODAS AS VIDAS.
Afinal, parece que a Sua vida é o terceiro e quarto andamento para a vida de todos que queiram a vida eterna. Parece que é Ele que torna a vida dos homens uma Sinfonia Acabada.
3-1 João 11:25 – foi Ele que disse.
É verdade que no versículo 33: Jesus “comoveu-se”, “chorou” comovidamente. O pranto de Maria e dos amigos de Lázaro era genuíno, mas o pranto de muitos que estavam ali e choravam, não passavam de lamentações superficiais características nos funerais do Médio Oriente.
Na Bíblia este “chorar” de Jesus. Não é “chorar” como nós choramos. É “estremecer” (embrimáomai), quer dizer “suspirar profundamente”, como alguém que se indigna. (embriomáomai) descreve uma comoção da mente, uma profunda experiencia emotiva, neste caso uma justa indignação, sem duvida causada pela dor. Não uma dor de frustração, mas a dor da identificação, reflecte não uma atitude passageira. Mas a determinação de ir até ao fim para acabar com a morte e o causador.

“Não foi somente pela cena que se desenrolava diante dos Seus olhos, que Cristo chorou. Pesava sobre Ele a dor dos séculos. Viu os terríveis efeitos da transgressão da lei divina. Viu que, na história do mundo, a começar com a morte de Abel, fora incessante o conflito entre o bem e o mal. Lançando o olhar através dos séculos por vir, viu o sofrimento e a dor, as lágrimas e a morte que caberiam em sorte aos homens. O seu coração compungiu-se pelas penas da família humana de todos os tempos e em todas as terras. Pesava-Lhe fortemente sobre a alma as misérias da pecadora raça, e rompeu-se-Lhe a fonte das lágrimas no anelo de lhes aliviar todas as aflições.” Desejado de Todas as Nações, p. 397.

3-2 João 14:1-3 “virei outra vez”
Estas palavras são uma promessa. Uma certeza. Vou para a casa do Pai, vou para casa e lá espero por vós. Não ficarei inactivo. Vou estar convosco e ajudar-vos no jornadear que por experiencia pessoal sei que não é fácil. Mas suprirei todas as vossa deficiências.

Esta será uma manhã gloriosa. Será uma magna reunião. Paulo descreve assim: 1ª Tessalonicenses 4:16-17.

Jesus está a sentir um (embrimáomai) uma emoção muito grande por esse dia. Jesus anela encontrar-Se nas nuvens do Céu com o Seu povo. Anseia que o Seu carácter seja perfeitamente reproduzido na vida dos Seus, então virá. Deseja encontrar-se com Jesus e viver Com Ele?

Deixe Jesus compor o Seu carácter na sua vida! Jesus é o Compositor por excelência e Ele já compôs a grande obra que foi anular o efeito do pecado. Este texto oferece-o a você! “Porque o salário (a paga) do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.
Amem!

Sem comentários: