sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SERMÃO PARA ANO NOVO: O ANO DA VITÓRIA.

Texto: Filipenses 3:13,14
“…Mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
1. INTRODUÇÃO
Pensando hoje sobre a rapidez com que o ano passou, lembrei-me de uma poesia de Olavo Bilac, sobre o tempo. Ela diz:
Sou o tempo que passa, que passa, sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando as vaidades da vida!
A correr, de segundo em segundo, Vou formando os minutos que correm…
Formo as horas que passam no mundo, Formo os anos que passam e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos…
Trabalhe porque a vida é pequena, E não há para o tempo demoras!
Não gaste os minutos sem pena! Faça caso das horas!
(O tempo, De Olavo Bilac)
A chegada do Ano Novo traz-nos, muitas expectativas e esperanças de um tempo futuro melhor. As pessoas cumprimentam-se e desejam um feliz e PRÓSPERO ANO NOVO…Todos querem ter um ano melhor!
Acho que Ano Novo, é ocasião oportuna para que a gente possa falar de mudanças em várias áreas de nossas vidas.
2. TEMA
Para termos um Ano melhor precisamos esquecer as coisas que ficam para trás e avançar adiante em direção a alvos claros.
ENTÃO, QUAL DEVEM SER OS POSICIONAMENTOS DO CRENTE PARA QUE O ANO NOVO SEJA O ANO DA VITÓRIA:
“Quantas vezes se repete em nós a experiência dos discípulos Quando as tempestades das tentações se levantam, e fuzilam os terríveis relâmpagos, e as ondas se avolumam por sobre nossa cabeça, sozinhos combatemos contra a tormenta, esquecendo-nos de que existe Alguém que nos pode valer. Confiamos em nossa própria força até que nos foge a esperança, e vemo-nos prestes a perecer. Lembramo-nos então de Jesus, e se O invocarmos para nos salvar, não o faremos em vão. Embora nos reprove magoado a incredulidade e a confiança em nós mesmos, nunca deixa de nos conceder o auxílio de que necessitamos. Seja em terra ou no mar, se, temos no coração o Salvador, nada há a temer. A fé viva no Redentor serena o mar da vida, e Ele nos guardará do perigo pela maneira que sabe ser a melhor.” Desejado de Todas as Nações, p. 336
2.1 Não fique pensado apenas no passado
Veja o que diz a Palavra do Senhor:
“…mas, uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam…” – v.13
Acredito que Paulo não está a mandar que nos esqueçamos das coisas boas que aconteceram este ano, nas nossas vidas. O apóstolo Paulo não está a dizer que nos esqueçamos do aniversário da esposa, dos momentos especiais do seu casamento, dos momentos felizes que tivemos com a família e os amigos. Alias, há muitas coisas que guardamos nas nossas memórias: o primeiro dia do trabalho, o primeiro dia na faculdade, os dias da lua de mel, os momentos em que começamos a namorar, os amigos das infância, os familiares queridos que já partiram.
Mas, Paulo diz que devemos esquecer algumas coisas. ACREDITO QUE PAULO ESTÁ A DIZER QUE DEVEMOS ESQUECER TUDO O QUE NOS AFASTA DE DEUS. Irmão, acreditem que há lembranças que podem afastar-nos de Deus.
ILUSTRAÇÃO I: Há alguns anos – na Alemanha - conheci um irmão que deixou uma vida de imoral e de mundanismo e baptizou-se. Os primeiros tempos na Igreja foram muito bons para ele. Pouco a pouco, os irmãos começaram-se afastar dele. Evitavam-no. E ele deixou de vir à Igreja. Estava num Seminário e a esposa aproveitou estar um pastor estrangeiro, para me apresentar o marido. Ela queria que ele voltasse à Igreja. Ele contou que não sentia o carinho na Igreja e tinha-se afastado porque sentia que os irmãos se afastavam dele. Ele não sabia a razão. A esposa fez uma confissão surpreendente. Ela não acreditava na real conversão do marido e tinha contado a alguns irmãos da igreja quem tinha sido o marido e como vivia amargurada, as lembranças de infidelidades passadas. Quase arruinavam a vida cristã do marido e dela. Sem perceber… MUITAS VEZES, PRECISAMOS PEDIR A DEUS FORÇAS PARA ESQUECER LEMBRANÇAS QUE PRODUZEM DECEPÇÃO, RESSENTIMENTO, OU AMARGURA.
Para termos vitória sobre as nossas lembranças más devemos orar assim: “Senhor Deus, ajuda-me a esquecer as lembranças que desmoronam paz e a minha comunhão com o Senhor.”
ILUSTRAÇÃO II: Quatro dias após o enterro de Lázaro, Jesus chega a Betânia (Jo. 11). Ao ver Jesus, Marta aflita e angustiada diz: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Os sofrimentos de Marta fizeram com que ela esquecesse algo importante: DEUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DA NOSSA EXISTÊNCIA, INCLUSIVE NAQUELES MAIS DIFÍCEIS.
Amados, muitos pensam do mesmo modo que Marta. Acreditam que nos momentos difíceis do ano que passaram, Jesus não esteve presente. Mas, reparem o que diz a palavra:
Génesis 28:15 diz: “Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.”
Isaías 43:2 diz: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Mateus 28:20: “…e certamente estarei convosco até a consumação dos séculos”.
Portanto irmão, busquemos libertar-nos das lembranças que possam afastar-nos de Deus, e creiamos que Deus esta(va) presente em todos os momentos do ano que passou e do ano que já iniciou!
2.2 É para frente que se anda
“… e avançando para as coisas que estão diante de mim….” v.13
É hora de avançar irmãos. Às vezes, quando termina uma reunião importante fico pensar: ah, se eu tivesse feito isso de outra forma talvez ficasse melhor”. Quantas vezes nós ficamos arrependidos com coisas que dissemos ou fizemos e como gostaríamos nestas horas de ter o poder de modificar o passado. Ah, se existisse uma máquina do tempo!!!!
Compreenda irmão, que O TEMPO É COMO UMA ESTRADA DE SENTIDO ÚNICO. Não podemos entrar em sentido contrário, porque ela só tem um sentido. O tempo não volta!
É por causa da inflexibilidade do tempo que devemos seguir o conselho de Paulo: “avançando para as coisas que estão diante de mim”. Mas afinal que coisas são estas que estão diante de nós?
Na Bíblia, Deus estava sempre a colocar coisas valiosas diante de seus servos.
Para o rei David Deus promete em 2 Samuel 7:16:”…tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti….”. Deus esta colocando diante de David a possibilidade de ter a sua casa restaurada.
Em Hb. 12:1,2 o texto diz: “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé…..”. Deus tem colocado Jesus diante de si. Caminhe nesta vida, sempre a olhar para Cristo, que está a sua frente. Deus tem colocado diante de você uma família, uma Igreja, irmãos, amigos e a Palavra. Tudo isso é benção de Deus!!!
No ano que entra, avancemos com mais comunhão com os irmãos, com mais oração e com mais compromisso com a Igreja. Cortemos os laços que nos prendem ao passado e avancemos irmãos, porque adiante, Deus tem vitória para nós!!!
2.3 Seja determinado, e tenha alvos nítidos
“…prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…” v.14
Tenha alvos claros para este ano que entra. Ore a Deus, e peça que o Senhor o ilumine dando-lhe a direcção sobre estes alvos. Paulo tinha alvos claros: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” I Cor. 9:26.
Quem tem alvos de Deus deve ter tem também disciplina para alcança-los. Veja o que diz o V27: “Subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão….”. Para ser vencedor, o atleta precisa treinar diligentemente, e até mesmo se submeter a certos sacrifícios.
Temos que ter meta, propósito, disciplina e objetivo na vida! Na corrida da vida, é importante saber antecipadamente aonde desejamos chegar, e lutar para alcançar o alvo estabelecido… Para que o seu ano novo seja o “Ano da Vitória”, definamos os nossos alvos, e iniciemos agora a caminhada!
ENTREGA O TEU 2010 AO SENHOR CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ!!!