quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A MESA DO VELHO AVÔ

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, e a vista turvada, e o seu passo era hesitante.A família comeu à mesa. Mas as mãos trémulas do avô e a sua visão, tornou difícil o almoço. As ervilhas caíam do garfo e rolavam pelo chão. Quando ele pegou o copo, derramou o leite na toalha da mesa. A confusão irritou fortemente o seu filho e nora:
"Nós temos que fazer algo sobre o meu pai," disse o filho. "Isto foi um desastre e ouvi-lo comer ruidosamente, fico sem apetite!”
E deste modo marido e esposa prepararam uma mesa pequena num canto da sala.
Lá, o avô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
Depois do avô ter quebrado um ou dois pratos, a comida era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direcção do avô, às vezes percebiam nele uma lágrima nos seus olhos por estar só.
Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha eram advertências nervosas sempre que ele deixava cair um garfo ou derramava comida.
O neto de quatro anos assistiu a tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que o seu filho estava a brincar no chão com uma faca um pedaço de madeira. O pai perguntou docemente à criança: "O que estás a fazer? " Da mesma maneira dócil, o menino respondeu: " Oh, eu estou a fazer uma pequena tigela para o papá e vou fazer outra para a mamã comerem a comida quando eu crescer." O neto mais de quatro anos sorriu e continuou a trabalhar.As palavras do menino atingiram os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a rolar nos seus rostos.
Entretanto nenhuma palavra foi dita, ambos souberam o que deviam fazer. Aquela noite o marido pegou a mão do avô e com suavidade conduziu-o para a mesa familiar.O resto dos seus dias o velho homem comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam preocuparem-se com um garfo quando este caía das mãos trémulas, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha ficava suja.
As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas observam, os seus ouvidos escutam, e as suas mentes processam as mensagens que elas observam. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz na nossa casa, para os nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto das suas vidas. O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está a ser construído para o futuro da criança.
Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida nas nossas funções. (leia Deuteronómio. 6)
Lembre-se também do Mandamento que Deus nos deixou: "Honra o teu pai e tua mãe para que se..." (Êxodo 20:12)

Sem comentários: